sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Lagartas interessantes. E lindíssimas!

Nem todas as lagartas parecem algo saído de um filme da Pixar. Pelo contrário, na maioria das vezes, estas criaturas larvais são um show de puro horror (especialmente as abaixo).
Só nos resta o pensamento reconfortante de que muitas passarão de completamente apavorantes a incrivelmente belas quando ficarem mais velhas. Confira:

Megalopyge opercularis

1
A lagarta da Megalopyge opercularis é a cascavel do grupo Lepidoptera (que inclui borboletas e mariposas). Roçar nos “pelos fofos” deste bicho nojento significa receber uma toxina poderosa que pode causar até choques anafiláticos. 

Phobetron pithecium

2
A lagarta da Phobetron pithecium é às vezes chamada de lagarta macaco (apropriado, pois às vezes é difícil acreditar que isso é mesmo uma lagarta). Seus “braços” peludos podem cair. E, como sua colega anterior, sua aparência “fofa” engana – a montanha de pelos é coberta de cerdas urticantes minúsculas.

Sibine stimulea

3
É regra nesta lista que aparência bizarra seja complementada com veneno. Assim, a larva da Sibine stimulea não decepciona. Seu nome em inglês (saddleback caterpillar) se fere a uma característica nas costas da lagarta que lembra uma sela (“saddle” em inglês). Ela se transforma na traça marrom comum.

Isochaetes beutenmuelleri

4
Na fase de pupa, esses bichos são quase transparentes e coberto de pelos espinhosos que (você adivinhou) contêm veneno que pode causar dermatite. Por isso, são também chamadas de lagartas urticantes.

Stauropus fagi

5
A lagarta lagosta se transforma em uma mariposa (sim, essa criatura é tipo “3 animais um 1”) com uma envergadura de 40 a 70 milímetros que varia na cor do cinza ao verde e marrom.

Dalceridae

6
6-
Dalceridae é uma família de insetos da ordem Lepidoptera, e suas lagartas também são conhecidas como “lagartas joias”, pela aparência incomum.

Hemeroplanes triptolemus

7
Essa lagarta horrorosa, que provavelmente foi a protagonista de um filme sobre aliens, se tornará uma mariposa, eventualmente. [BoredPanda, DomEscobar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário